Detalhes do Curso


Palestra GIA - ICMS

Cruzamento de informações

Carga Horária: 8 horas/aula

Frequência: segundas

Horário: de 9h às 18h

Rua Miguel Couto, 105 - Centro RJ

R$ 0,00

 

5% desconto para pagamento no boleto à vista até 31/10

 

Informações Gerais

O Estado do Rio de Janeiro iniciou um plano de recuperação de Receita, que entre outras medidas, prevê a fiscalização permanente de diversos cruzamentos de dados de interesse do Fisco Fluminense, fazendo o cruzamento entre a GIA-ICMS e a nota fiscal eletrônica.Este curso tem por objetivo apresentar as regras de lançamentosna GIA ICMS. 

1. CONTRIBUINTES OBRIGADOS A APRESENTAÇÃO

2.CONTRIBUINTES DISPENSADOS DA APRESENTAÇÃO

3. PREENCHIMENTO DA GIA DE ACORDO COM AS FICHAS:

OPERAÇÕES PRÓPRIAS – Informações relativas à apuração do ICMS das operações próprias do estabelecimento. 

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA INTERNA – Informações relativas ao ICMS retido, pelos contribuintes substitutos, localizados neste Estado, em favor do Estado do Rio de Janeiro, decorrente de operações internas e pelos responsáveis pela retenção e recolhimento do imposto por ocasião do recebimento de mercadorias sujeitas à substituição tributária, sem que a retenção tenha sido efetuada.

OUTROS ICMS DEVIDOS – Informações relativas ao ICMS recolhido em virtude de:

diferencial de Alíquotas na entrada interestadual de mercadoria destinada a consumo ou ativo fixo e na utilização, pelo contribuinte, de serviço cuja prestação se tenha iniciado em outra UF e não esteja vinculada a operação ou prestação subsequente alcançada pela incidência do imposto.

OPERAÇÕES INTERESTADUAIS – Informações relativas às operações de circulação de mercadorias e/ou aquisições ou prestações de serviços interestaduais.
 ZONA FRANCA/ALC – Informações sobre remessas de produtos industrializados de origem nacional, com isenção do ICMS, destinados à Zona Franca de Manaus/Áreas de Livre Comércio.

SALDO CREDOR DE EXPORTAÇÃO – Informações dos contribuintes detentores de saldos credores acumulados decorrentes de exportação e dos estabelecimentos que os receberem por transferência.

4. FORMA E PRAZO DE APRESENTAÇÃO

5.  GIA ICMS RETIFICADORA

6. AVISO AMIGÁVEL ELETRÔNICO
7. PENALIDADES
8. CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES DA GIA COM A NF-e


     

Contadores  e outros profissionais que atuam no setor fiscal relacionada com a cobrança do imposto ICMS/RJ.

Ana Cristina Martins Pereira

Advogada Tributarista, pós-graduada em Direito Tributário. Especializada em defesa de autos de infração do ICMS. Ministrou cursos de ICMS na Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro.Sócia fundadora da MG Treinamentos. Autora dos livros: Regulamento do ICMS e do ISS do Município do RJ. Autora do Blog Dicas Tributárias. Escreveu diversas matérias na área tributária e fiscal em revistas especializadas. Criadora de conteúdo tributário e fiscal  no canal da MG Treinamentos no Youtube.